Friday, May 29, 2009

Três discos para gostar de Rock Psicodélico, ou não.

Não, não tem Beatles ou Rolling Stones. São três discos que mostram como os anos 60 foram importantes para formatação da "linguagem do rock". Poderia colocar vários discos aqui. Mas, estes três são os que mais estou ouvindo no momento.


The Byrds - Fifth Dimension (1966)

Banda responsável pela explosão do folk-rock. Notabilizaram-se pelos arranjos vocais. Neste disco a banda resolve mudar o som, resolvem experimentar. Influenciados pela onda psicodélica que varre Los Angeles, os Byrds gravam um compacto em 1965 "Eight Miles High" - esta música é considerada a primeira lançada com o novo rótulo de "Rock Psicodélico".
















The Small Faces - Ogden's Nut Gone Flake (1968)

A carreira da banda emplacou com este clássico do rock psicodélico em 1968. O LP consistia de cinco canções no Lado A e um conto de fadas psicodélico no Lado B sobre as aventuras de "Happiness Stan", narrado pelo comediante Stanley Unwin.















The Grateful Dead - The Anthem of the Sun

Segundo disco do grupo do guitarrista Jerry Garcia. Neste disco, a loucura psicodélica atingiu seu ápice - se é que isso possa ser dito em relação a loucura psicodélica. Mas, enfim, a banda chegou no estúdio, além da sonoridade já cheia de improvisos e psicodelimos, e adicionou novos instrumentos ao som (harpa, tímpano, Kazoo ?...) e juntou-se a gravação o pianista Tom Constanten que colocou nas músicas sua influência de Jonh Cage e Stockhousen. Ou seja... loucura, loucura, loucura (Huck mode-on)
















Links roubados daqui

Senha: stuckinthepast

1 comment:

Gustavo Comeli said...

nao conheço nenhuma delas.. vamo ve qualé.
abraço