Saturday, May 30, 2009

Solo de bateria

Solos de bateria são enfadonhos - exceto por Neil Peart (¬¬). No entanto, o vídeo aí mostra a performance de um músico coreano. E é muito interessante pelo apuro técnico e artístico com que ele faz o seu solo.

Friday, May 29, 2009

Três discos para gostar de Rock Psicodélico, ou não.

Não, não tem Beatles ou Rolling Stones. São três discos que mostram como os anos 60 foram importantes para formatação da "linguagem do rock". Poderia colocar vários discos aqui. Mas, estes três são os que mais estou ouvindo no momento.


The Byrds - Fifth Dimension (1966)

Banda responsável pela explosão do folk-rock. Notabilizaram-se pelos arranjos vocais. Neste disco a banda resolve mudar o som, resolvem experimentar. Influenciados pela onda psicodélica que varre Los Angeles, os Byrds gravam um compacto em 1965 "Eight Miles High" - esta música é considerada a primeira lançada com o novo rótulo de "Rock Psicodélico".
















The Small Faces - Ogden's Nut Gone Flake (1968)

A carreira da banda emplacou com este clássico do rock psicodélico em 1968. O LP consistia de cinco canções no Lado A e um conto de fadas psicodélico no Lado B sobre as aventuras de "Happiness Stan", narrado pelo comediante Stanley Unwin.















The Grateful Dead - The Anthem of the Sun

Segundo disco do grupo do guitarrista Jerry Garcia. Neste disco, a loucura psicodélica atingiu seu ápice - se é que isso possa ser dito em relação a loucura psicodélica. Mas, enfim, a banda chegou no estúdio, além da sonoridade já cheia de improvisos e psicodelimos, e adicionou novos instrumentos ao som (harpa, tímpano, Kazoo ?...) e juntou-se a gravação o pianista Tom Constanten que colocou nas músicas sua influência de Jonh Cage e Stockhousen. Ou seja... loucura, loucura, loucura (Huck mode-on)
















Links roubados daqui

Senha: stuckinthepast

Tuesday, May 26, 2009

Fim do churrasquinho com música

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) está na em campanha para a cobrança dos direitos autorais. Até aí, normal. No entanto, o que ocorre: o ECAD, de acordo com a lei lei 9.610/98, que rege os direitos autorais no país, deve fiscalizar os estabelecimentos que executam música para o público, mesmo por meio de aparelhos de rádio ou de TV. E estes estabelecimentos precisam pagar a taxa determinada pelo Ecad, cujo valor varia de acordo com a metragem de construção. Para cada dez metros quadrados, o estabelecimento deve pagar R$ 13,39 mensalmente ao ECAD pela execução pública de música.
Por isso, se um dia estiver no seu churrasquinho e não houver música, culpe o ECAD.

Monday, May 25, 2009

Revistas POP e SOMTRÊS

Um cara juntou suas revistas empoeiradas sobre música, todas feitas nos anos 70, e resolveu "escanea-las" e pôr tudo num blog. Bem, eu agradeço e muito. Há ótimas reportagens com: Yes, Pink Floyd, Mutantes, O terço e até, o já saudoso Zé Rodix. Clique no link aí.

http://velhidade.blogspot.com/

É muito bom ver como a imprensa da época cobria a cena "roqueira tupiniquim". Ah, não deixem de ler a entrevista com André Midani - um dos maiores descobridores de talentos da música brasileira.


Saturday, May 23, 2009

Billboard - 1940/2009

O Google (sempre ele) está disponibilizando todas as edições da revista Billboard. Para quem não sabe, esta revista é bíblia da indústria musical. Lá se sabe de tudo sobre o mainstream musical americano (a meca da música). Além disso, a Billboard mantém um ranking das canções mais tocadas e dos discos mais vendidos semanalmente, nos mais diversos estilos. O ranking mais famoso é o Hot 100. Este mostra os 100 singles mais vendidos e tocados nas rádios americanas.

Este é um ótimo recurso para pesquisar a história da música POP ao longo das décadas.


Veja aqui: BILLBOARD

Friday, May 22, 2009

Morre o cantor Zé Rodrix

Do G1, com informações do Bom Dia São Paulo

Morreu, na noite da quinta-feira (21), em São Paulo o cantor e compositor Zé Rodrix. Ele é o autor da música "Casa no campo", grande sucesso gravado por Elis Regina. Outra composição de sucesso dele é a musica “Soy latino americano”.

:(

Zé Rodrix é um dos criadores do movimento chamado "Rock Rural" junto à dupla Sá & Guarabyra. O estilo "Rock Rural" foi cunhado assim pela crítica musical da época ao ouvir "casa no campo" (Rodrix) onde a letra diz "eu quero uma casa no campo, onde eu possa compor muitos rocks rurais". O som do trio ficou definido então com Rock Rural.

Sendo assim, eu deixo aqui o link com os dos dois primeiros discos, e clássicos, do trio - Presente, Passado e Futuro (1972) e Terra (1973). Só clicar na foto.


Sá, Rodrix e Guarabyra





















Hoje ainda é dia de Rock








Tuesday, May 19, 2009

Leilão em Neverland

Michael Jackson vive um período complicado. Ele deve milhões de dólares e para pagar os credores, um leilão está sendo feito na sua mansão-reino - Neverland - que também será vendida.

No link aqui vocês poderão ver imagens de vários objetos postos a venda. Se existia alguma dúvida acerca da bizarrice, para não dizer outra coisa, do ex-rei do pop, bem..., ela cai por terra a cada foto.

Saturday, May 16, 2009

Bons discos de 2009

Pullovers - Tudo que eu sempre sonhei - Link by Popmata

Banda paulista que no início de carreira fazia um som bem influenciado pelo indie americano e com letras em inglês. No entanto o vocalista Luiz Venâncio passou a escrever canções em português, aliando a sonoridade do indie rock com um pouco de música brasileira. O disco "tudo que eu sempre sonhei" traz uma carga poética que em certos momentos beira a pieguice, no entanto é o que todo(a) romântico(a) fala e pensa quando está amando - vide a canção "O amor verdadeiro não tem vista para o mar". Ninguém é Ferreira Gullar o tempo todo.
Letras inteligentes, boas melodias e arranjos muito bem orquestrados - conta com a ajuda de um violoncelo na música que dá nome ao disco -, enfim, o novo disco desta banda, pode não chegar aos ouvidos de todos, mas já é um das melhores coisas que ouvi este ano.

Quer ouvir uma música antes de baixar? Vá no site Música de Bolso e veja/ouça.

Wilco - Wilco (The Album)

Sétimo disco da banda capitaneada por Jeff Tweedy. Neste novo disco, a banda cai dentro do experimentalismo, mas a essência da banda está ali. O country-folk rock continua, as boas letras do Tweedy estão lá (melhores que nunca) e pela primeira vez a banda convida alguém para dividir os vocais. A cantora canadense Feist divide com Tweeddy os vocais em "You and I". Uma canção que mostra a história de um casal que luta para que o amor entre eles resista. Destaques para as guitarras na música homônima ao álbum, para a viagem em clima de space-rock de "Bull Black Nova" que conta com um belo solo de guitarra e para a belíssima "You never Know", música que mostra a razão desta banda ser tão adorada por seus fãs. É uma música que "bate" logo de cara, um ótimo refrão que fica na memória por um bom tempo.


The Decemberists - Hazards of love

Um disco conceitual. The Hazards of Love conta uma história de amor. Narra o envolvimento de um princesa de um reino qualquer "Margaret" e um Ser mítico e, que possui a capacidade de mudar a sua forma, vive na floresta em torno deste reino "William". Margaret fica grávida deste ser e vai ao seu encontro novamente. No entanto, a rainha da floresta, mãe de William, não está satisfeita com a hipotética relação entre o casal e pede ajuda a "The Rake", o vilão que tenta matar o casal e seus filhos, pois a relação entre um ser da floresta e uma humana era algo inconcebível.
Enfim, histórias de amor à parte, o Decemberists é uma banda difícil de analisar. Fazem uma mistura de ritmos e sons tão distintos que deixa qualquer um tonto. Fundem música barroca, com folk, rock progressivo, hard-rock e um pouco da sonoridade do indie-rock.
Só ouvindo para perceber tudo isso aí.


Gomez - A New tide

Banda inglesa surgida no auge do brit-pop (período entre 94 e 98). Eu a considero bem subestimada. Apesar de ser bem aclamada pela crítica, a banda nunca chegou a ser um "coldplay da vida". Eu considero o Gomez como uma das melhores bandas inglesas dos anos 90.
Vamos para o disco. Esta banda se notabilizou pela excelente mistura de blues (só um pouquinho, mas está lá), folk e rock. Às vezes, eu penso que é uma versão eletrificada do Nick Drake. Mas, enfim...
A banda possui dois vocalistas Ian Ball (principal letrista da banda) que cuida das canções mais pop e o Tom Gray que com sua voz potente e timbre de vocalista de blues cuida dos rocks da banda.

Wednesday, May 13, 2009

Soda Stereo




Não preciso escrever nada. Basta ouvir

Monday, May 11, 2009

Japoneses



Esse menino já nasceu com uma guitarra nos braços. Em vez de chorar, fez um solo. Só pode!

Saturday, May 09, 2009

Jaco Pastorius & Jimmy Page JAM (consertado)


Não vou falar da importância do Jaco para a música. Nem mesmo vou detalhar a sua história. Eu creio que a melhor maneira de reconhecer a grandiosidade do gênio, Jaco Pastorius, é ouvindo a sua música. Para isso, nada melhor que oferecer aos leitores do blog o registro ao vivo de um de seus shows. Só que, detalhe, este não foi mais um show. Ele conta com a participação do Jimmy Page, ex-guitarrista do Led Zepelin, numa JAM fantástica.
Jaco Pastorius estava quase no fim da sua apresentação quando o avisam que o Page estava na plateia. Após certa insistência, o guitarrista sobe ao palco para tocar, junto a banda do Pastorius, uma versão instrumental da música "Fanny mae" de Buster Brown.
Então, é isso. Ouça aí o show. Comprove a genialidade do mestre das quatro cordas e, também, curta a interação dele com o Page num duelo musical, duelo em que o vencedor foi a platéia - inveja total.


Baixe daqui



Wednesday, May 06, 2009

Leiam o blog do George Orwell


Sim, dele mesmo. O autor de "A revolução do bichos" e "1984" (Nascido em 1903 falecido em 1950). Duas organizações que cuidam do acervo do escritor (Orwell Prize e Orwell Trust) colocaram no mundo virtual os cadernos do escritor. Na verdade, um diário que ele manteve de 1938 a 1942. As notas são colocadas a cada dia, como se fossem posts de um blog. Os assuntos são dos variados, desde comentários sobre meterologia ou do melhor modo de fazer panquecas. O blog é interessante pois mostra os comentários do escritor sobre situação a internacional, bastante nublada às vésperas da 2ª Guerra Mundial. Clique na imagem para dar uma olhada.

Tuesday, May 05, 2009

Um site estranho

http://www.secrettechnology.com

É um jogo com a temática de satirizar as grande companhias da internet. Mas é, sobretudo, acima de todas das coisas, muito Bizarro.

Abra e jogue. Por sua conta e risco. O site é tão estranho e repleto de bizarrices (tanto visuais, quanto sonoras) que ganhou o prêmio de endereço eletrônico mais estranho de 2009. Não é para menos.

Monday, May 04, 2009

Um disco triste para curtir o inverno


Olhar para a janela, embaçada, enquanto a chuva corre macia e cobre toda superfície. Parece que a água limpa, lava, dissipa toda a mágoa, o rancor e o mal. É assim que eu me senti ao ouvir o disco "Things We Lost In The Fire" do grupo americano, LOW.
A solidão e a melancolia, sentimentos tão humanos são dissecados aos poucos. Como fala o nome do disco, tudo é posto ao fogo para ser purificado. É uma experiência que procura expurgar tudo o aflige a alma humana.
Ouvir LOW é muito melhor que ir para um psicólogo ou psiquiatra. Sem desmerecer o trabalho deste profissionais. Mas é que me sinto bem melhor , depois de um dia bem estressante, quando ouço "Like a forest" ou "closer".
A banda produz um som denso, com melodias arrastadas e cheias de aridez. Entendeu? nem eu. Costumam chamá-los "slowcore" pelo clima árido e arranjos com "instrumentação minimalista"; São uma mistura de folk com post-rock. Um trio rock básico (guitarra, baixo e bateria) com um pouco de cordas (violinos e violoncelos).

LIKE A FOREST

Black, like a forest
And still, like a lion
My knees are bended
We used to speak
A different language

I wasted my breath
On words soon forgotten
Left unattended
They're moving their feet --
But nobody's dancing

Ah, take your time
Ah, take your time

How can I blame you
For all of the screaming
That I've had to turn to?
Just in time
To go off in my hands

Trocando livros

Vamos às trocas?

O site "trocando Livros" é uma boa maneira de conseguir bons livros. Basta fazer o cadastro, listar os seus livros e procurar os livros que deseja. Já estou me movimentando e limpando a tralha que são os livros sobre administração - ah, todos estão em ótimo estado de conservação.

Cadastre aqui. Fácil, rápido e útil.

ANIMAIS

  • A gripe suína está na mídia. Não se fala de outra coisa, todos dão palpites, desde especialistas a papagaios de pirata, todos querem aparecer. Com essa especulação toda, muitos falam besteiras, melhor dizendo... 90% de tudo o que aparece na mídia é apenas alarmismo desnecessário.

  • Para não ser contaminado com vírus H1N1, siga as instruções do Governador de São Paulo e ex-ministro da Saúde, José Serra, ele deve ser o mais sábio. Até porque seu apelido é "Mestre dos magos":



    • Você já se perguntou qual o gosto de determinado tipo de carne, não é? Então, veja aí na foto abaixo qual é o gosto e, numa oportunidade qualquer, delicie-se (o homem tem gosto de porco).



  • Você sabe como é o processo de vida de uma joaninha? Não? Nem eu... Mas um biólogo descreveu e demonstrou com fotos todo o processo. Desde a reprodução do inseto até chegar à fase adulta. Veja aqui


Sunday, May 03, 2009

Os dez piores países para blogueiros

Segundo o OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA:

1. Mianmar

Em Mianmar, onde os meios de comunicação impressos e audiovisuais estão fortemente censurados, o governo instrumentou amplas restrições sobre os blogs e outras atividades na internet. A penetração da internet privada é mínima – cerca de um por cento, segundo o grupo de estudos sobre a internet OpenNet Initiative – assim, a maioria dos cidadãos deve acessar a internet em cybercafés. As autoridades regulam fortemente estes estabelecimentos requerendo, por exemplo, que cumpram as regras de censura. O governo, que cortou completamente todo o aceso à internet durante um levante popular em 2007, tem a capacidade de monitorar correios eletrônicos e outros métodos de comunicação, e de impedir usuários de acessar sites de grupos que fazem parte da oposição política, segundo a OpenNet Initiative. Atualmente, ao menos dois blogueiros estão presos.

Ponto baixo: o blogueiro Maung Thura, conhecido como Zarganar, está cumprindo uma sentença de 59 anos de prisão por ter divulgado imagens do ciclone Nargis, em 2008.

2. Irã

As autoridades detêm e perseguem, regularmente, os blogueiros que escrevem críticas sobre figuras religiosas ou políticas, a revolução Islâmica ou seus símbolos. O governo exige que todos os blogueiros registrem seus sites no Ministério de Arte e Cultura. Funcionários públicos afirmam ter bloqueado milhões de sites, segundo informações da imprensa. Recentemente, foi criada uma promotoria especializada em temas de internet que trabalha diretamente com os serviços de inteligência. Um projeto de lei que está pendente permitiria que a criação de blogs que promovessem "corrupção, prostituição e apostasia" se tornasse um crime sujeito à pena de morte.

Ponto baixo: O blogueiro Omidreza Mirsayafi, preso por ter insultado os líderes religiosos do país, morreu na prisão de Evin em março sob circunstância que ainda não foram esclarecidas.

3. Síria

O governo utiliza filtros para bloquear sites politicamente sensíveis. As autoridades detêm os blogueiros por postarem conteúdo, ainda que de terceiros, que considerem "falsos" ou prejudiciais à "unidade nacional". A autocensura é generalizada. Em 2008, o Ministério das Comunicações ordenou que os donos de cybercafés solicitassem identificação a todos os seus clientes, registrassem seus nomes e tempo de uso da internet, e entregassem a documentação às autoridades regularmente. Grupos de direitos humanos observaram que as autoridades detêm os blogueiros que consideram antigovernamentais.

Ponto baixo: Waed al-Mhana, defensor de sítios arqueológicos em risco, está sendo processado por ter postado material que criticava a demolição de um mercado na Antiga Damasco.

4. Cuba

Somente os funcionários do governo e as pessoas que possuem laços com o Partido Comunista têm acesso à internet. A população geral se conecta à web em hotéis ou cybercafés controlados pelo governo e o serviço é caro. Um reduzido número de blogueiros independentes, como Yoani Sánchez, utiliza os blogs como ferramenta para descrever questões da vida diária e também realizar críticas. Seus blogs pertencem a domínios radicados fora do país, que geralmente estão bloqueados na ilha. Dois blogueiros independentes disseram ao CPJ que foram perseguidos pelas autoridades. Somente blogueiros pró-governo podem postar seu material em sites domésticos que possuem fácil acesso.

Ponto baixo: O governo mantém na prisão, atualmente, 21 jornalistas que eram parte da vanguarda no jornalismo online no início da década. Estes repórteres, que foram – com exceção de um – detidos em 2003, enviavam seu material a sites no exterior por telefone ou fax.

5. Arábia Saudita

Aproximadamente 400 mil sites estão bloqueados no reino, incluindo os que abordam temas políticos, sociais ou religiosos. A autocensura é generalizada. Além de material "indecente", a Arábia Saudita bloqueia "qualquer coisa contrária ao Estado ou ao seu sistema", um padrão que tem sido livremente interpretado. Em 2008, clérigos influentes instaram a criação de punições severas, como açoitamento ou morte, para escritores que publiquem online material considerado herético.

Ponto baixo: O blogueiro Fouad Ahmed al-Farhan foi encarcerado por vários meses, sem acusações, em 2007 e 2008 por ter promovido reformas e a libertação de prisioneiros políticos.

6. Vietnã

Os blogueiros tentaram, com audácia, preencher com notícias independentes o vazio criado pelos meios de comunicação tradicionais, controlados pelo Estado. O governo respondeu impondo mais regulamentações. As autoridades pediram a empresas de tecnologia internacionais, como Yahoo, Google e Microsoft, que entregassem informações sobre os blogueiros que utilizam suas plataformas. Em setembro do ano passado, o famoso blogueiro Nguyen Van Hai, conhecido como Dieu Cay, foi sentenciado a 30 meses de prisão por evasão de impostos. As investigações do CPJ indicam que as acusações foram apresentadas em represália por seu trabalho como blogueiro.

Ponto baixo: Em outubro de 2008, o Ministério da Informação e Comunicação criou uma nova agência para monitoramento da internet.

7. Tunísia

Os provedores de acesso à internet devem entregar ao governo, regularmente, os endereços IP e outras informações que permitam a identificação dos blogueiros. Todo o tráfico da internet passa por uma rede central que permite ao governo filtrar o conteúdo e monitorar os correios eletrônicos. O governo utiliza várias técnicas para intimidar os blogueiros: vigilância, restrições aos movimentos dos blogueiros, e sabotagens eletrônicas. Escritores online como Slim Boukhdhir e Mohamed Abbou foram para a prisão por seu trabalho informativo.

Ponto baixo: Durante um discurso, em março, o Presidente Zine El Abidine Ben Ali advertiu aos escritores que não deviam examinar "os erros e as violações" do governo, descrevendo a atividade como "indecorosa em nossa sociedade e não uma expressão de liberdade ou democracia".

8. China

Com quase 300 milhões de pessoas conectadas à internet – mais do que qualquer outro país do mundo – a China tem uma cultura digital efervescente. Mas as autoridades chinesas também mantêm o programa mais completo de censura online, imitado por muitos outros países. O governo conta com provedores de serviços para filtrar as buscas, bloquear sites críticos, apagar o conteúdo inconveniente e monitorar o tráfico de correios eletrônicos. Como a imprensa tradicional chinesa está sob rígido controle, frequentemente são os blogueiros que revelam notícias em primeira mão e proporcionam comentários provocativos. Os blogs, por exemplo, tiveram um papel importante na divulgação de notícias sobre o terremoto de Sichuan, em 2008. Mas os blogueiros que vão muito longe na promoção de pontos de vista pouco populares ou que postam informações sensíveis podem terminar na prisão. Ao menos 24 repórteres que trabalhavam online estão encarcerados, segundo as apurações do CPJ.

Ponto baixo: Em 2008, o Escritório Nacional contra a Pornografia e as Publicações Ilegais anunciou que havia eliminado mais de 200 milhões de conteúdos "danosos" da internet durante o ano.

9. Turcomenistão

O Presidente Gurbanguly Berdymukhammedov prometeu abrir seu isolado país ao mundo através do acesso público à internet. Mas quando o primeiro cybercafé do país foi aberto em 2007, o local foi resguardado por soldados, as conexões se tornaram irregulares, os preços por hora proibitivamente altos, enquanto as autoridades monitoravam e bloqueavam o acesso a certos sites. A empresa de telecomunicações russa MTS, que ingressou no Turcomenistão em 2005, começou a oferecer acesso à internet por telefones celulares em junho de 2008, mas os contratos exigem que os clientes evitem sites críticos ao governo.

Ponto baixo: O provedor estatal de serviços de internet, Turkmentelecom, bloqueia rotineiramente o acesso a sites dissidentes ou de oposição, enquanto monitora as contas de correio eletrônico registradas com Gmail, Yahoo e Hotmail.

10. Egito

As autoridades bloqueiam um pequeno número de site, embora monitores regularmente as atividades online. O tráfico de todos os provedores de serviços de internet passa pela Telecom Egito, controlada pelo Estado. As autoridades prenderam, regularmente, blogueiros críticos por tempo indeterminado. Grupos locais de liberdade de imprensa documentaram a detenção de mais de 100 blogueiros somente em 2008. Ainda que a maioria tenha sido libertada após curtos períodos, alguns permaneceram detidos durante meses, muitos sem ordens judiciais. Quase todos os repórteres detidos disseram ter sofrido maus-tratos e, alguns, tortura.

Ponto baixo: O blogueiro Abdel Karim Suleiman, conhecido online como Karim Amer, está cumprindo uma sentença de quatro anos de prisão por ter insultado o Islã e o Presidente Hosni Mubarak.


 

Reportagem completa

Friday, May 01, 2009

Frases

Sobre a restrição da câmara de deputados no uso das cotas para viagens:

"A gente vai para um rol de radicalismo que não contribui com a Casa. Muitos parlamentares não têm condições de manter suas atividades aqui e no Estado, precisam levar sua família. Amanhã, [os deputados] vão descasar casais. Muitas mulheres ajudam muito os deputados, elas certamente vão ficar chateadas", disse o deputado Luciano Castro (PR-RR).