Sunday, March 29, 2009

Leonard Cohen - A vida só começa depois dos 30

O homem não é um ser apático. Sempre procurar mudar, a renovação é algo presente nas nossas vidas, nunca estagnar é sonho de todos. Quem não acredita vive numa grande mentira.

Leonard Cohen é a prova viva disso. Até metade da década de 60 ele era um escritor de certo renome no Canadá. Dois de seus romances venderam mais de um milhão de exemplares. Contudo, ele sentia que algo deveria mudar. Ele, numa entrevista, falou sobre este desejo de mudança:

“Quando você está escrevendo um romance é necessário ter um local estável, um porto seguro. Você precisa de uma mulher que possa organizar sua vida, ter crianças brincando ao seu redor e saber que terá comida e carinho todo dia. É ótimo ter uma casa limpa e em ordem. Eu tinha tudo isso, mas mesmo assim decidir me tornar um compositor.”
Em 1966 ele se mudou para os EUA. Lá começou sua carreira de músico e compositor. Primeiramente, Cohen cedeu algumas das suas canções para outros artistas e em 1967 ele se arrisca e se apresenta num grande festival de Folk - Newsport Festival. Sua música chama a atenção de John Hammond que o convida para para gravar um disco na Columbia Records.

Neste mesmo ano é lançado o disco "Songs of Leonard Cohen"

O disco é um clássico do Folk-rock. Sua voz analasada, o jeito despojado de atacar os acordes e o seu lirismo exuberante ficam como a sua marca registrada.

Suas letras são de uma beleza desconcertante. Falam de sexo, relacionamentos, espiritualidade, religião, política e poder. Não é exagero algum considerá-lo um dos melhores poetas que a música tenha produzido.

Sobre como escrever canções ele fala:

“Muitas pessoas me questionam se há alguma mística em escrever. Eu acho que a única receita é entrar em contato com o você mesmo ou interessar-se em se conhecer. Muitas pessoas não estão interessados nisso, mas o material que utilizo são meus pensamentos e as paisagens e pinturas que elas podem me fornecer.”

Para ouvir.
Songs of Leonard Cohen

No comments: