Tuesday, April 14, 2009

Como me tornei estúpido


A ignorância liberta.

O livro "Como me tornei estúpido" do autor francês, Martin Page, narra a história de Antoine, um jovem intelectual formado em biologia e amargurado por não se adaptar a sociedade que o rejeita pelo excesso de consciência. A sua inteligência é algo nocivo, ele precisa se libertar disso - Como? - se tornando um estúpido.
Antoine passa por situações bizarras. Procura o alcoolismo, torna-se especialista em vinhos, mas ao primeiro gole de álcool entra em coma (devido a uma hipersensibilidade ao álcool). Procura o suicídio, mais uma tentativa frustrada. A sua última cartada - o mundo dos negócios. Um amigo de infância o convida para trabalhar numa empresa corretora. O trabalho alienante e as pílulas de um anti-depressivo - FELIZAC - ajudam a Antonie no cumprimento de seu objetivo. O mundo do consumo desenfreado, a alienação, a vida de workaholic e toda loucura do cotidiano das grandes cidades fazem com que Antoine se arrependa dos planos e, daí, nasce um plano de resgate da consciência.
Apesar de não ser uma ideia original, Dostóievsky já havia abordado o assunto em "Memórias do subsolo" de forma mais densa e profunda. No entanto, "Como me tornei estúpido"é muito bem escrito e com uma história bem costurada, é um livro para se ler sem muito compromisso num fim de semana, mas serve para refletir sobre o papel do homem na sociedade e critica a falsa liberdade intelectual que, pretensamente, iguala todas as pessoas. Será que somos todos estúpidos?

Quer ler? AQUI


No comments: