Friday, June 12, 2009

5 discos para gostar de rock argentino

Já dediquei alguns posts ao rock argentino. Basta procurar aí nas páginas anteriores - por que não coloca tags? - procurar é melhor que obriga o povo a ler. Enfim... eu creio que há 5 discos essenciais para se entender o rock argentino. Como não há unanimidade, e toda unanimidade é burra; então, estes discos formam o estopim para o surgimento de novos grupos, novas músicas e abrem caminhos para o desenvolvimento do rock portenho. Eles são:

Los Gatos -Beat nº1

Primeiro grupo a fazer sucesso com o rock na argentina. O sucesso foi tamanho que em 1967 vieram ao Brasil defender uma das suas músicas no festival internacional da canção. Bastante influenciado pela onda Beatlemaníaca, a banda era formada por Norberto Napolitano (um dos mais reconhecidos guitarristas argentino, logo após o término dos "Los gatos" formou seu Pappo's Blues), Alfredo Toth (Baixo), Litto Nebbia (vocal - com o término do grupo, inicia um bem sucedida carreira solo) e Oscar Moro (Bateria - futuro integrante do Seru Giran).



Almendra - Almendra


Grupo formado em 1967, por: Luis Alberto Spinetta (guitarra e voz), Emilio del Guercio (baixo e voz), Delmiro Molinari (guitarra e voz) e Rodolfo García (bateria). Este disco de 1969 alcançou um ótima vendagem, muito em razão do sucesso da canção "Ana no duerme". O grupo acabou em 1971 devido a dissidências internas. No entanto, neste mesmo ano lançam o disco Almendra II - uma ópera-rock em vinil duplo e uma ousadia para época.




Seru Giran - La grasa de las Capitales

Confesso que fiquei na dúvida ao colocar este disco. Não pela banda, mas por seu protagonista principal: Charly Garcia. Este músico, letrista e louco em tempo integral foi o responsável por grandes clássicos da música argentina. Ele iniciou sua carreira com o Sui Generis, um duo com outro compositor, Nito Mestre, e este grupo durou até 1975. Depois, em 1977, Charly (Teclado e Voz) se junta com David Lebón (guitarras, voz, baixo e percussão), Pedro Aznar (baixo fretless, voz, guitarras, teclados), e Oscar Moro (bateria e percussão).
Este disco confirma o Seru Giran como uma das melhores da história do rock argentino, tanto em relação a música, como conceitual e cenográfico. A capa do disco é uma crítica a sociedade, pois as revistas de "fofocas" tinham grandes tiragens e serviam de mecanismo de alienação para uma população que estava imersa no período mais negro da sua história. Uma curiosidade: a banda foi formada no Brasil. Charly estava de férias em Búzios (RJ) com David Lebon, daí surgiu a idéia de formar o Seru Giran.

Sumo - Divididos por la felicidade

Não é rock. É REGGAE. Contudo é um reggae influenciado por Joy Division, Van der Graaf Generator e Bob Dylan. O Sumo durou de 1983 até 1987. Era formada por: Luca Prodan (Voz), Alberto Superman Troglio (bateria), Roberto Petinatto (saxofone), Diego Arnedo (baixo), Ricardo Mollo (guitarra) e Germán Daffunchio (guitarra). O vocalista Luca Prodan, um italiano radicado na argentina, era um excelente compositor - Escrevia em inglês e espanhol - e suas canções foram a voz da juventude que tentava se recuperar do período complicado de ditadura militar. Mas, nem tudo são flores, Prodan morreu em 1987 devido a uma cirrose hepática. Ele era alcóolatra.



Soda Stereo - Cancion Animal

Talvez a mais conhecida banda argentina. Formada em 1982 por: Gustavo Cerati (guitarra e voz), Héctor "zeta" Bosio e Carlos Alberto Ficichia (bateria). Cancion animal foi o quinto disco do trio e foi, também, o responsável pelo sucesso internacional do Soda Stereo. Este disco é considerado pela revista Rolling Stone (argentina) como o quarto disco mais importante para o rock portenho. Em 1991 a banda resolveu promover o disco fazendo um show gratuito. Não sabiam eles que conseguiriam juntar 500 mil pessoas (até hoje o maior recorde de público para um show na argantina). Uma das canções do disco "De música ligera" foi aniquilada pela banda Capital Inicial, é, essa mesmo, que fez uma versão tosca chamada "À sua maneira"

4 comments:

Cleo Lima said...

e o "guerra gaucha", dos Enanitos Verdes?

¬¬ eterno, pra você.

netolemos said...

bela seleçaõ derock argentino , mas a capa do disco do soda é do disco doble vida ? o doble ivda acho qúe é naterior ao cancion animal !

Cassio Lilge said...

belo post, esse do Sumo eu tenho aqui guardadinho, belo álbum

Guija Matías said...

Belas e essenciais dicas. O DIVIDIDOS lançou um disco fenomenal este ano, uma volta e tanto ao estúdio, corra e divulgue:

http://www.monova.org/details/3922460/DIVIDIDOS%20Amapola%20del%2066%20%282010%29.html

Manda bala que estou de seed, OK?

Grande abraço!