Sunday, June 28, 2009

O blog da discórdia


A Petrobrás resolveu abrir um canal para disponibilizar dados, informações e notícias acerca de suas atividades. A empresa estatal, através da sua equipe de comunicação, criou um blog em plataforma gratuita (Wordpress) e diariamente atualiza seu canal de informação para a sociedade. No entanto, nem tudo são flores: algumas empresas de comunicação criticaram o fato do blog divulgar as perguntas feitas por seus jornalistas. O que foi chamado de “furo do furo”. A tecnologia da disponibilização gratuita de conteúdo informacional, por parte do governo, é criticada pelas grandes empresas por responder à sociedade todas as questões que lhe foram interpeladas. O que há de errado em divulgar a verdade?

Em tempo: o blog da Petrobrás é um sucesso na internet. Em apenas duas semanas “no ar” o site já ultrapassou a marca de 500.000 (quinhentos mil) acessos. Segundo o próprio blog: “O blog inovou ao publicar perguntas encaminhadas por veículos à companhia, juntamente com as respostas na íntegra repassadas aos jornalistas. A atitude mudou o patamar da relação entre as fontes e os veículos de informação tradicionais, tornando-a mais equilibrada.”

No comments: