Thursday, July 02, 2009

Donovan - Sunshine Superman


Lançado em 1966, o disco Sunshine Superman marca uma mudança definitiva na carreira de Donovan. Até pouco tempo antes, a sua fama, como revelação da música folk, se devia ao fato de ser chamado de "Bob Dylan britânico". No fim de 1965 começa a ter contato com a cultura oriental. E isso se deve ao produtor Mickie Most, que começa a trabalhar com o cantor neste ano e, também, do músico folk Shawn Phillips. Ele é o responsável pelas cítaras na gravação. Donovan também passa a se dedicar à técnica, ele passar estudar mais o recurso do "finger picking" - tanto que depois ele ensinou um pouco da técnica para Paul e John (The Beatles) durante as gravações do álbum branco. Blackbird e Julia seriam bem diferentes sem o Donovan
A segunda metade da década de 60 era dominada pela contra-cultura e a estética da psicodelia. Isso pesou durante as gravações - o uso de LSD influenciou em algumas músicas, isso fica claro em "The Trip". Além da psicodelia e dos sons orientais, um outro fator influenciava a música do Donovan. Ele é fascinado pela cultura medieval. Nas gravações do disco também incluiu alguns instrumentos como o oboé e o cravo para evocar essa característica. Essa influência também se extendeu as letras, como em "Legend of a Girl Child Linda" e "Guinevere". Músicas que evocam a beleza das cores da natureza e aos contos de fada tão comuns da época.
Para a gravação de "sunshine superman" muitos músicos foram requisitados. Até os "futuros" led zepellin, Jimmy Page e John Paul Jones, segundo contam, não fosse o Donovan, os dois não se conheceriam - vai saber.
Quando foi lançado chegou ao topo das paradas americana e britânica. Muito do sucesso foi resultado da canção "Season of the witch" a música mais rock do disco. Com uma linha de baixo bem marcada, guitarras preguiçosas e um refrão pegajoso, a música fez enorme sucesso. Talvez seja a música do Donovan que possua mais covers, até o HOLE já regravou. A letra de "Season of the witch" foi inspirada no filme "Night of the Eagle" (A Filha de satã) - Q? - de 1962. Uma curiosidade: O Led Zepellin tocava essa música para passar o som antes dos shows. Uma música que conduzia para uma boa "jam".

Enfim...

Um disco indispensável para quem gosta de folk.

No comments: