Friday, July 10, 2009

Notícias que DEVIAM passar despercebidas

15 dias depois e a Sônia Abrão continua na mesma ladainha sobre o Michael Jackson. O problema é que o seu programa não produz conteúdo algum, no máximo se resume a comentar notícias da grande mídia. Jornais de ontem. Contudo ela é a excessão, nos últimos dias as atenções estão sendo divididas entre a crise do senado (Sarney on fire) e a possível abertura da CPI da Petrobrás. Sarney é contra a CPI. Mas pressionado pelo novo escândalo relacionando a sua fundação e a "estatal", ele não tem muito o que fazer. A fundação José Sarney recebeu R$ 1 , 3 milhões via a Lei Rouanet (incentivo cultural) e deste montante, 500 milhões, foram desviados para as empresas da família do senador. Com isso, a CPI da petrobrás é algo iminente. Este assunto é de extrema importância. Entretanto, não se vê a crise do legislativo nem a cpi da petrobrás sendo bem noticiadas/transmitida a sociedade. Grande mídia brasileira não se interessa em cobrir ou fazer uma análise crítica do que é a crise. É mais prático e mais impactante o espetáculo. Ver a derrocada do Sarney é o que mais importa, a queda do mais antigo "coronel" - na pior acepção da palavra - é mais importante que compreender a medíocridade que é o sistema legislativo nacional.

Outra coisa: é impressionante como a rede Globo protege o Ronaldo. Hoje, no jornal nacional, foi noticiado que um dos travestis que se envolveram com o jogador havia morrido. Quando a Fátima Bernardes foi falar a causa, ela até engasgou: coma neurotoxiplasmose síndrome imunodeficiência adquirida”. Poderia dizer simplesmente: "morte em decorrência da aids". Talvez para evitar maiores constrangimentos para o jogador, a globo tenha evitado detalhar o assunto.

Engraçado, meu penúltimo post mostra um vídeo do premier italiano, Silvio Berlusconi , assediando uma policial. Hoje jornais do mundo inteiro mostraram a foto dos presidentes da França e dos EUA "admirando" uma jovem brasileira. Nossos governantes não são mais os mesmos. Como diria o comediante Zé Trindade: "O que é a natureza?"



No comments: